domingo, 18 de setembro de 2016

Aprendendo com Maria #1

FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER


Leitura Bíblica:
JOÃO 2:1-12

"Disse, então, sua mãe aos serventes: 
'Fazei o que ele vos disser'."
João 2:5





Esta passagem no Evangelho de João nos conta o primeiro milagre que Jesus realizou e que realizou a pedido da sua mãe Maria

Peço licença a Deus neste momento, porque é claro que quem realizou o milagre e deve ser sempre destaque nas nossas orações e pregações é JESUS CRISTO, Nosso Salvador, mas nesta pequena e simples meditação, quero destacar alguns pontos em Maria, nas palavras e atitude de Maria.

1. Maria observa a ordem da festa. Ela diz a Jesus "Eles já não tem vinho".
Como uma mulher prendada e observadora, Maria percebeu a agitação e a preocupação dos servos. Certamente, Maria como uma mulher cuidadosa e zelosa como era de sua casa e no olhar atento em tudo o que acontecia na festa, viu e percebeu que "acabou o vinho" e preocupou-se. O vinho representa a alegria e não era costume naquela época acabar-se o vinho durante a festa. Isto representaria o fim da festa de casamento e vergonha para os noivos e pais dos noivos.

2. Maria fala com quem pode resolver. Com o seu Filho JESUS.
Maria sabia quem era Jesus e qual era seu poder. Sabia que Ele era (e é) o Filho de Deus e que Ele poderia resolver o drama que estava acontecendo e poderia piorar. Maria sabia que Ele poderia fazer o milagre e por isso pede carinhosamente frisando o que estava acontecendo "Eles não têm vinho". Com esta palavra, dirigindo-se a Jesus, ela sabia e confiava que Ele iria fazer algo pelos noivos. Mesmo quando seu Filho responde que ainda não havia chegado a hora de Ele fazer milagres, ela continua confiante e por isso diz "Fazei o que ele vos disser".

3. Maria confia e aponta quem pode mudar a situação.
Maria não quis os holofotes para si. Ela sabia bem quem tinha poder para mudar e mostrou quem iria mudar aquela "confusão". Quando Maria diz: "Fazei o que Ele vos disser" ela está APONTANDO Jesus. Ela está mostrando quem tem o poder para mudar qualquer situação difícil. Ela está apontando que JESUS é quem pode fazer a diferença na vida das pessoas. Maria mostra que é JESUS quem faz milagres. 

CONCLUSÃO:
Maria tem percepção do problema, ela pede e intercede a Jesus, que é quem pode fazer grandes transformações nas nossas vidas. É Ele quem muda, sara, cura, transforma a nossa vida.

Podemos perceber, que dentro dos planos de Deus, Maria JAMAIS vai pedir algo que vai contra a vontade do PAI. Ela conhece a PALAVRA, Ela sabe bem o que agrada o coração de Deus. Assim como na festa de Caná ela sabia que a falta do vinho traria tristeza não só para os noivos mas também a vergonha perante os convidados, e isso não seria agradável a Deus, porque Ele é um Deus de alegria, de paz, de comunhão; assim também NÃO EXISTE UM ÚNICO PEDIDO QUE ELA FAÇA AO NOSSO SENHOR JESUS QUE SEJA DESAGRADÁVEL A DEUS.

Quando Ela pede a Jesus por nós ela está "filtrando" os nossos pedidos. Poderia e saberia os noivos ou serventes pedir a Jesus? Eles saberiam que só Jesus poderia resolver o problema? Estariam dispostos a obedecê-lo se não fosse as palavras de Maria?

Quando Maria diz "Fazei o que ele vos disser", ela está dizendo aos serventes: "Ouçam-O, sejam obedientes! Confiem Nele."

Que a exemplo de Maria e seguindo as palavras dela, obedecendo ao seu pedido e "mandamento" que diz: FAZEI O QUE ELE VOS DISSER, possamos ouvir a voz do Senhor e obedecê-LO porque é ELE quem faz grandes transformações em nossas vidas e não nos deixa faltar o vinho da alegria que é a presença de Deus e seu Espírito Santo em nossas vidas.

"Fazei o que ELE vos disser."
João 2:5

Quando ouvimos e obedecemos a Deus de coração, seguindo o exemplo de Maria, agradamos ao Pai, Filho e Espírito Santo do Senhor e Maria Santíssima também se alegrará conosco!


Fique com a paz de Cristo e a proteção de Maria!


Kátia Tribiolli
anunciadoradasalvação@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário