domingo, 4 de setembro de 2016

Orações do Cristão #1

AS ORAÇÕES DO CRISTÃO 
(Parte 1)



Vamos aprender um pouco mais sobre e quais são as ORAÇÕES DO CRISTÃO. Começando pela mais conhecida: o PAI NOSSO

Mas o PAI NOSSO É UMA ORAÇÃO? Antes de partir para esta discussão basta deixar claro que ele se torna (e é) uma ORAÇÃO para o cristão.

Como oração ela é chamada e se torna ORAÇÃO UNIVERSAL no sentido em que todos querem e pretendem chamar Deus de Pai e é uma forma e oração para que qualquer pessoa independente de sua denominação religiosa.



Faço apenas algumas observações sobre o PAI NOSSO. Ele é e pode ser considerado:
#1. Uma oração.
#2. Uma reza.
#3. Um MODELO DE ORAÇÃO.

É uma oração porque é uma forma de falar com Deus e se torna uma reza porque às vezes se torna necessário recitá-la e repetí-la várias vezes. Como MODELO DE ORAÇÃO, a explicação fica para um próximo post.

É bem verdade que dependendo sua igreja ou denominação o PAI NOSSO tem algumas variações, e vamos conhecê-las agora.

A IGREJA CATÓLICA, em suas versões bíblicas, usa o termo "VOSSO", considerando o significado e contexto de chamar Deus com seu divino respeito que Ele merece no mesmo sentido que nos portamos a reis e rainhas como "VOSSA MAJESTADE", então sua versão vai dizer: "VOSSO reino", "VOSSA vontade".

A IGREJA EVANGÉLICA em suas versões EVANGÉLICAS PROTESTANTES da Bíblia, usa o termo "Tua/Teu", considerando uma proximidade maior com nosso Deus, numa tentativa de se sentir mais próximos do Pai. Então sua versão vai dizer "TEU reino", "TUA vontade".

Mas... qual é o correto? A verdade é que depende muito da interpretação, de forma que não há forma correta ou incorreta. "VOSSA", "TUA", "SUA" depende do qual perto você se sente do Pai ou do quanto você pretende destacar a realeza Dele (caso do "VOSSA). É bem verdade que a versão CATÓLICA ("VOSSA") é a mais usada e conhecida, e portanto, a "fórmula" mais aceita quando se reza o PAI NOSSO em conjunto, numa comunidade.

Eu, na minha intimidade, uso o "SUA", já que em nosso contexto essa fórmula corresponde ao falar com "você", pois é assim que nós falamos com uma pessoa próxima, chamando-a de "VOCÊ". Assim, na sua intimidade, resolva orar e rezar da forma que seu coração manda, conforme sua submissão e proximidade a Deus.

Destaco aqui o PAI NOSSO comum à maioria das pessoas, para aqueles que não saibam venham aprender:



É bem verdade que o "AMÉM" não faz parte da oração ensinada por Jesus. Ele é acrescentado por nós significando "ASSIM SEJA", concordando com as Palavras de Jesus, dizendo: queremos que seja conforme tua palavra, Jesus. Na sua Bíblia, você vai encontrar o PAI NOSSO mais ou menos assim:

"PAI NOSSO, que estais no céu, 
santificado seja o vosso nome; 
venha a nós o vosso Reino; 
seja feita a vossa vontade, 
assim na terra como no céu. 
O pão nosso 
de cada dia nos dai hoje; 
perdoai-nos as nossas ofensas, 
assim como nós perdoamos aos que nos tem ofendido; 
e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal." 
MATEUS 6:9-13


Que possamos e saibamos aprender mais de Deus sempre anunciando a Salvação.
Eis Jesus: A verdadeira salvação para os homens!


Fique com a paz de Cristo e a proteção de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário